Implantes em áreas estéticas

Por Implacil | 26 de dezembro de 2018

Autores:

– Prof. Dr. Bruno Mello
– Prof. Dr. Gustavo Coura

Os implantes em áreas estéticas são os tratamentos que mais exigem experiência e atenção dos profissionais.

Erros nos planejamentos ou em pequenos detalhes podem levar a resultados desfavoráveis: “Eu sempre digo aos meus alunos: repor dentes incisivos através de implantes é um tratamento que requer muita atenção e planejamento”.

Inúmeras técnicas vêm sendo discutidas na literatura sobre qual seria a melhor abordagem. O que está bem claro nos dias de hoje é a utilização de implantes de diâmetro reduzido nessas áreas, diferente do que se fazia no passado, onde colocavam-se implantes com diâmetros praticamente do tamanho dos alvéolos gerados após e exodontia.

O provisionamento imediato (estética imediata) através de um dente com um perfil de emergência adequado, o preenchimento dos espaços resultantes entre a tábua óssea vestibular e o implante através da utilização de biomateriais de lenta reabsorção – bem como a avaliação do biotipo gengival, levando em conta a colocação ou não de um enxerto de conjuntivo subepitelial juntamente com a colocação do implante – são certamente itens extremamente importantes a serem avaliados nos casos de implantes em áreas estéticas.

Sendo assim, relatamos um caso clínico de implante imediato em área estética, realizado em nosso curso de especialização em Implantodontia na UNISOCIESC – Florianópolis-SC.

 

Bruno Mello

Graduação em Odontologia pela Universidade do Vale do Itajaí – Univali/SC, Especialista em Implantodontia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Mestre em Implantodontia pela Faculdade São Leopoldo Mandic – SLAMandic/SP. Doutorando em Implantodontia pela Universidade de Guarulhos – UnG/SP, Professor e Coordenador do curso de Especialização em Implantodontia do CEOI – Florianópolis/SC

VER TODOS ARTIGOS DESTE MEMBRO

Gustavo Coura

Pós-doutor em Biotecnologia – UFSC – SC; – Doutor e Mestre em Implantodontia – UFSC – SC; – Especialista em Implantodontia – HRAC – SP.

VER TODOS ARTIGOS DESTE MEMBRO