Parafusos tenda para aumento em espessura alveolar

Por claudio noia | 15 de agosto de 2019

A utilização de parafusos tenda para aumentar a espessura alveolar é descrita na literatura e pode ser aplicada no dia a dia clínico. Através desta técnica, são utilizados parafusos que funcionam como tenda para suportar o tecido mole, bem como são utilizados biomateriais e membrana de colágeno (ou Fibrina Rica em Plaquetas – PRF) visando promover a neoformação óssea.

Nesse sentido, estamos realizando uma dissertação de mestrado na Unicamp (SP), na qual estamos utilizando esses parafusos para a realização do aumento ósseo na região de pré-maxila.

A pesquisa envolve a utilização dos parafusos da linha Orth – Implacil de Bortoli, em que de um lado da pré-maxila são utilizados parafusos convencionais que possuem roscas em toda a sua extensão, e do lado contralateral são utilizados parafusos cabeça expandida que não apresentam roscas no terço cervical.

A seguir, apresentamos um caso clínico com o protocolo cirúrgico adotado na pesquisa:

Paciente procurou a área de CBMF da Unicamp com a pré-maxila edêntula (Figuras 1 e 2) e foi submetido à técnica Screw Tent Poleutilizando os parafusos da linha Orth – Implacil de Bortolli (Figura 3). Do lado esquerdo da pré-maxila foram instalados três parafusos que apresentavam roscas em toda superfície, enquanto que do lado direito foram instalados três parafusos que não apresentam roscas no terço cervical (Figuras 4 e 5). Biomaterial associado com PRF (Stick Bone) foi adequadamente acomodado na região entre os parafusos e recoberto por membranas de PRF (Figuras 6 e 7). Uma sutura livre de tensão foi realizada para finalizar o procedimento cirúrgico (Figura 8).

  

figuras 1 e 2

 

figura 3

 

figuras 4 e 5

 

figuras 6 e 7

 

figura 8

Claudio Ferreira Nóia

Especialista, mestre e doutor em CBMF pela FOP-Unicamp; – Coautor do livro Enxertos ósseos em implantodontia; – Consultor científico de diversas revistas nacionais e internacionais; – Professor da área de CBMF da FOP-Unicamp.

VER TODOS ARTIGOS DESTE MEMBRO