Caso de provisório guiado impresso

Matéria da Semana, Rodrigo Cunha

Caso de provisório guiado impresso

Assim como os implantes podem e devem ser instalados de maneira guiada, através de uma guia prototipada, os provisórios também podem ser confeccionados com a utilização da tecnologia CAI/CAD/CAM.

O planejamento tanto dos implantes no melhor posicionamento tridimensional dentro do osso e seu eixo protético, quanto dos provisórios no melhor arranjo estético-funcional, são desenhados  com os softwares de design (DentalCAD – Exocad) e de cirurgia guiada, os quais aumentam nossa precisão e minimizam erros cirúrgico-protéticos.

Neste caso demonstramos a produção de provisório de um protocolo impresso utilizando o DentalCAD (Exocad) para confecção através da informação do escaneamento intraoral e fotografia para termos uma prótese com todas as referências, minimizando o tempo clínico e alcançando um resultado o mais próximo do planejado.

No momento da cirurgia guiada com implantes Maestro, já foram instalados os mini-cônicos e as coifas de titânio para fazermos a captura da prótese provisória impressa. Esta prótese foi estabilizada com uma guia de referência (localização), para a qual utilizou-se as mesmas perfurações dos pinos guias da guia prototipada para a instalação dos implantes.

Após a estabilização da prótese impressa sobre a guia de localização e sobre as coifas de titânio, realizamos a união e preenchimento com resina Flow.

Posteriormente à fotopolimerização, fizemos o preenchimento do restante com resina Flow: acabamento, polimento e instalação. Lembrando que neste caso não foi necessário nenhum tipo de ajuste oclusal e estético, pois as provas foram realizadas dentro do ambiente digital (DentalCAD).

Últimos conteúdos:

Categorias mais publicadas: