Cirurgia Guiada com implante Maestro e reabilitação unitária com o componente Base T

Por Rodrigo Cunha | 29 de janeiro de 2021

Neste caso, o paciente apresentava abscesso crônico por reabsorção externa avançada no elemento 11.

Após, o fluxo de preparo do paciente para casos parciais (tomografia e escaneamento intra-oral) e planejamento virtual, foi produzida uma guia cirúrgica prototipada para colocação de implante Maestro (3,5x13mm).

Através da tomografia diagnosticamos uma ampla área radiolúcida envolvendo o periápice decorrente da reabsorção externa. Técnicamente, seria inviável o carregamento de uma estética imediata em função de pouca estrutura óssea remanescente.

Após a extração do elemento 11 e exaustiva curetagem da lesão periapical e lavagem da região, foi instalado o implante Maestro, através do conjunto de Cirurgia Guiada Implaguide, com um torque de, aproximadamente, 20N/cm2. O Gap foi preenchido com osso xenógeno após a confecção do cicatrizador customizado (pilar Provisório de Titânio – 4,0 x 2,5mm) e resina composta flow para obliteração do alvéolo na região cervical, a fim de promover a preservação e regeneração deste alvéolo comprometido.

Sobre o cicatrizador personalizado, foi realizado um provisório esplintado sobre os dentes contra laterais.

Após o período de 5 meses de osseointegração, foi trocado o cicatrizador customizado pelo provisório sobre implante, com o objetivo de finalizar o período de maturação do perfil de emergência.

O provisório sobre o implante ficou mais 60 dias, tendo em vista que o cicatrizador já teve a função de de “desenhar” o perfil de emergência.

A moldagem digital foi realizada com o scancorp small 3,5 sobre um pilar Base T de (3,5x 3,5mm small). Posteriormente, ao escaneamento, foi realizado o design (CAD) no software Cerec 5.1 e fresado na MCXL (Sirona) o munhão de zircônia e a coroa cerâmica.

Neste caso foi possível mostrar todo o fluxo digital do preparo à execução, tanto cirúrgico, quanto protético. O portfólio da Implacil, desde o conjunto Cirúrgico Implaguide para Cirurgia Guiada Prototipada, os componentes Base T e os transferentes digitais Scancorp para confecção da prótese confeccionada no ambiente digital. A Implacil nos mostra que podemos planejar e executar os trabalhos tanto no fluxo analógico, quanto no digital.

Rodrigo Moreira da Cunha

Mestre em implantodontia – SLMANDIC; – Especialista em implantodontia – SLMANDIC; – Especialista em prótese dentária – PUC/RS; – Minirresidência em implantodontia – NYU/EUA; – Pós-graduado em metalurgia odontológica Bego – Alemanha; – Pós-graduado em cerâmicas odontológicas Vita – Alemanha.

VER TODOS ARTIGOS DESTE MEMBRO