Cirurgia guiada e pilar Ideale: uma dupla de sucesso

Matéria da semana - Ricardo Zavanelli

Cirurgia guiada e pilar Ideale: uma dupla de sucesso

Por Ricardo Zavanelli

Introdução

O planejamento reverso em Implantodontia assume importante papel no posicionamento 3D dos implantes. Nesse sentido, relatamos esse caso de ausência dos dentes anteriores inferiores (31/32/33/41/42/43) de um paciente usuário de prótese parcial removível que tinha o desenho de usar uma prótese fixa sobre implantes, como ilustrado nas imagens abaixo.

Figura 1 – Fotografias do caso clínico inicial demonstrando paciente com sorriso baixo (sem exposição de gengiva), com mordida aberta anterior, ausências dentárias dos dentes anteriores inferiores 31/32/33/41/42/43 e usuário de prótese parcial removível no arco inferior.
Figura 2 – Radiografia panorâmica da situação inicial demonstrando as ausências dentárias inferiores e tomografia atestando a disponibilidade óssea da região favorável à instalação dos implantes.
Figura 3 – O planejamento de seis implantes Cone Morse Due Cone (Implacil De Bortoli) no programa/software Dental Slice e a guia para a cirurgia guiada obtida no programa Guide Creator, que foi levada ao fatiador/slicer da impressora 3D para colocação dos suportes de impressão e fatiamento do arquivo da guia a ser impresso, além da guia já impressa e com as anilhas em posição.
Figura 4 – O posicionamento da guia cirúrgica da cirurgia guiada e o aspecto imediato logo após a colocação dos cicatrizadores, pois todos os implantes instalados apresentaram travamento acima de 35Ncm.
Figura 5 – Instalação dos pilares Ideale 3.3X6 (Implacil De Bortoli) e dos cilindros de metal para provisório do pilar Ideale.
Figura 6 – Confecção de provisórios imediatos sobre o cilindro de metal do pilar Ideale e os provisórios capturados e sendo reembasados sobre os análogos do pilar Ideale.
Figura 7 – Instalação dos transferentes de moldagem sobre o pilar Ideale e o molde obtido com os análogos do pilar Ideale em posição.
Figura 8 – Modelo de gesso obtido com o análogo dos pilares Ideale em posição e transferentes digitais do Ideale para serem escaneados e gerar o arquivo STL para enceramento das futuras coroas sobre os pilares Ideale.
Figura 9 – Arquivo STL obtido do escaneamento e enceramento das peças realizadas em programa Exocad e prontas para a fresagem em zircônia.
Figura 10 – Vista vestibular e lingual das peças confeccionadas em zircônia monolítica e maquiadas na cor dos dentes adjacentes do paciente (A3). Observar que todas as peças saíram com a emergência do parafuso pelo cíngulo conforme planejado na cirurgia guiada.
Figura 11 – Instalação das coroas finais sobre os pilares Ideale e torque de 10Ncm nos parafusos de fixação, e radiografia panorâmica atestando a posição dos implantes.
Figura 12 – Radiografias periapicais no dia da instalação das coroas sobre os implantes/pilares Ideale atestando o crescimento ósseo sobre os implantes /pilares.