O tratamento reabilitador de maxilas totalmente edêntulas atróficas é considerado um grande desafio na Odontologia. Pacientes que utilizam próteses totais, em sua grande maioria, são insatisfeitos com o tratamento, pois em muitos casos as próteses não são estáveis e a eficiência mastigatória é drasticamente reduzida.
Como alternativa, a reconstrução óssea associada à próteses implantossuportadas é a opção mais comumente utilizada, porém, apresenta riscos de morbidade e alto custo. Outra possibilidade é o uso de fixações zigomáticas, que apesar dos altos índices de sucesso, é considerado um tratamento de difícil execução, que exige habilidade do profissional, podendo resultar em possíveis complicações.
Na busca por uma alternativa reabilitadora praticável com previsibilidade e segurança, após anos de estudos, a Implacil De Bortoli está lançando o Pilar Z, juntamente com a técnica Facco. A técnica Facco consiste em um novo sistema para ancoragem zigomática a partir da instalação de um implante convencional no osso zigomático bilateralmente, associado ao novo Pilar Z, sendo indicada para pacientes com deficiência óssea tridimensional da região posterior da maxila, que impossibilita a instalação de implantes convencionais.
O Pilar Z apresenta design singular e versátil e funciona como elo de ligação entre o implante no osso zigomático e o rebordo alveolar, fornecendo sustentação posterior à prótese dentária. Trata-se de uma nova proposta para a reabilitação de maxilas atróficas, que permite a realização de tratamentos seguros e previsíveis, em menor tempo, sem a necessidade de enxertia óssea, resultando em vantagens tanto para o cirurgião-dentista quanto para o paciente.
Acreditamos que a partir do Pilar Z e a técnica Facco você será capaz de reabilitar a maioria dos seus pacientes e que esse conceito mudará completamente a sua percepção sobre o tratamento de edêntulos totais a partir da ancoragem zigomática.
O novo sistema para ancoragem zigomática é constituído por três partes, fabricadas em titânio comercialmente puro grau IV:
Parte A: implante cônico com conexão Cone Morse;
Parte B: peça inicial do Pilar Z, transição entre implante e a cavidade oral;
Parte C: peça final do Pilar Z com porca autorrosqueante para ajuste do comprimento e plataforma protética com conexão hexagonal externa.
Fale conosco pelo WhatsApp