Revisão sistemática sobre a perda óssea marginal ao redor de implantes curtos

Por Márcio Casati | 11 de setembro de 2017

Revisão sistemática sobre a perda óssea marginal ao redor de implantes curtos (< 10mm) em próteses fixas suportadas por implantes

Monje ASuarez FGalindo-Moreno PGarcía-Nogales AFu JHWang HL

Department of Periodontics and Oral Medicine, University of Michigan School of Dentistry, Ann Arbor, MI, USA

Objetivo

Esta revisão sistemática objetivou avaliar o efeito do comprimento dos implantes sobre a perda óssea marginal e os fatores associados que influenciam esta perda.

Material e Métodos

Uma busca eletrônica nas bases PUBMed e Medline por estudos relevantes publicados em inglês do período compreendido entre novembro de 2006 a julho de 2012 foi realizado por um examinador (am). Os estudos selecionados foram  ensaios clínicos randomizados, ensios clínicos experimentais em humanos ou estudos prospectivos (e.g., estudo de coorte ou série de casos) com o objetivo de investigar a perda óssea marginal em implantes curtos (< 10mm) suportando próteses fixas. Um modelo de regressão foi usado para determinar a relação entre a perda óssea marginal e o comprimento do implante. Adicionalmente, uma comparação pelo modelo one way ANOVA entre as variáveis, perda óssea marginal e tipo de conexão e tipo de prótese também foi realizado.

Resultados

A regressão da média de perda óssea marginal ajustada para o comprimento do implante foi observada como não significante. Portanto, não pode ser concluído que o comprimento do implante possua efeito sobre a perda óssea marginal.

Conclusão

Com os limites desta revisão sistemática, pode ser concluído que implantes curtos (<10mm) possuem perda óssea marginal semelhante a implantes com 10mm ou mais de comprimento, quando usados para próteses fixas implanto

Márcio Casati

Professor titular da Disciplina de Periodontia – Universidade Paulista (Unip); Professor associado da área de Periodontia – Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP – Unicamp).

VER TODOS ARTIGOS DESTE MEMBRO

Márcio Casati