Split Crest

Por | 06 de setembro de 2018

Nos planejamentos para colocação de implantes, focamos inicialmente na presença de acidentes anatômicos importantes e também na quantidade e qualidade do osso remanescente tanto em altura como em espessura.

O split crest é uma técnica para aumento da espessura óssea da mandíbula e maxila, é previsivel e muito relatada na literatura com muitos artigos publicados no mundo inteiro. Essa técnica é muito utilizada para aumento da espessura óssea.

Antes/Depois

 

É uma alternativa interessante aos enxertos autógenos e ROG. Consiste em dividir as corticais (Simion et al. 1992; Scipioni et al. 1994) e abrir os espaços com osteótomos (Summers 1994). Isto criará espaço para os implantes com quantidade ideal de osso em sua volta.
Podem ser usados brocas, cinzéis, martelos, serras e o mais indicado é a cirurgia com o uso de aparelhos ultra sonicos (Piezo surgery) conseguindo assim cortes precisos e um bom pós operatório.
Cirurgia com Ultrassom representa uma nova alternativa, técnica que vem sido introduzida para realizar uma cirurgia com muita precisão (Torella et al. 1998; Vercellotti 2000; Vercellotti et al. 2001; Blus & Szmukler-Moncler 2004). O princípio da cirurgia com ultrassom consiste em indução de micro-vibrações energéticas para uma ponta com frequência de vibração acima do espectro sonoro. As vibrações são produzidas por um transdutor que é movido eletricamente, piezo- eléctrica ou magneticamente.

Maxilar Superior

Fig 1- Corte preciso com o Piezo Fig 2- Fratura com cinzel

 

Fig 3 e 4- Fratura em galho verde

 

Fig 5 e 6- Preenchimento com biomaterial e sutura

 

Fig 7- Implantes instalados

 

Mandíbula

Fig 8- Osteotomia até o osso medular na crista óssea e relaxantes, na vestibular inferior a osteotomia é somente em osso cortical para fragilizar e facilitar a fratura em galho verde

 

Fig 9- O uso dos escariadores é indicado para promover um espaço e facilitar a fratura.

 

Fig 10- Instalação dos implantes

 

Fig 11 e 12- Colocação de biomaterial, LPRF e sutura