Técnica alternativa para limpeza de sítios

Por Sérgio Jorge Jayme | 11 de setembro de 2017

Técnica alternativa para limpeza de sítios periapicais infectados visando à colocação de implantes dentários imediatos

Sérgio Jayme e Col.

Alternative technique for cleaning periapical infected sites aiming further immediate implant placement

RESUMO

A presença de patologias na região apical de um dente comprometido pode interferir diretamente no tratamento com implantes dentários através da reincidência de infecção, e indiretamente através do trauma necessário para adequada limpeza do sítio infectado. Esse trauma torna-se mais relevante na região anterior maxilar, suscetível à recessão óssea, e recursos que o minimizem estão indicados. Através de um caso clínico, o presente trabalho apresenta o tratamento de uma lesão extensa na região periapical de um incisivo central maxilar com comprometimento da tábua óssea vestibular na região apical.

O tratamento consistiu na extração atraumática do dente e incisão de acesso na região periapical, para facilitar o procedimento de debridamento e minimizar o trauma mecânico na região cervical. Após remoção superficial do osso infectado e curetagem da região, um implante foi imediatamente instalado e a região apical foi preenchida com hidroxiapatita sintética para recuperar o volume perdido. No mesmo dia, uma provisória apoiada nos dentes adjacentes foi instalada e, após cinco meses, o paciente recebeu tratamento protético definitivo. Considerações sobre aspectos teóricos e práticos do procedimento são apresentadas e discutidas, com ênfase na previsibilidade estética do tratamento.

Unitermos – Implante dentário; Abscesso periapical; Extração dentária; Maxila.

ImplantNews 2014;11(6):777-85

Imagem do artigo

Imagem do artigo

Imagem do artigo

Imagem do artigo

Imagem do artigo

Imagem do artigo

Imagem do artigo

Obs: O artigo na íntegra se encontra na ImplantNews 2014;11(6):777-85

Sérgio Jorge Jayme

Doutorado em reabilitação oral pela Universidade de São Paulo; é mestre em Implantodontia; especialista em Prótese Dentária; pós-graduado em Periodontia e presidente da Academia Brasileira de Osseointegração.

VER TODOS ARTIGOS DESTE MEMBRO

Sérgio Jorge Jayme