Uma Comparação entre Próteses sobre Implantes Aparafusadas e Cimentadas. Uma Revisão de Literatura.
A Comparison Between Screw – and Cement-Retained Implant Prostheses. A Literature Review.
Shadid R. & Sadaga N. Journal of Oral Implantology. 2012.
38(3):298-307. doi:10.1563/aaid-joi-d-10-00146
PERGUNTA: “É possível definir qual é o melhor tipo de sistema protético sobre implante (aparafusado ou cimentado)?”
Atualmente, as reabilitações protéticas utilizando implantes em regiões parcialmente ou totalmente são altamente previsíveis. Contudo, várias questões são levantadas em relação aos materiais, bem como ao design dos implantes e dos componentes protéticos para alcançar altas taxas de sucesso clínico. Devido ao grande debate a respeito da escolha entre próteses sobre implantes retidas por parafuso ou cimento, que há tempos vem sendo discutido, o objetivo desta revisão da literatura é fornecer uma visão das vantagens e desvantagens de ambas as restaurações, além de sugerir algumas situações clínicas para cada método de retenção.
Este artigo elucida que algumas situações são preferíveis de um método de retenção sobre o outro, e determinados fatores devem ser analisados previamente à escolha do sistema de retenção das próteses sobre implantes, como: a facilidade de fabricação, custo, estética, acesso, oclusão, retenção, incidência de perda de retenção, capacidade de recuperação, passividade do ajuste, restrição da posição do implante, efeito sobre saúde dos tecidos peri-implantares, fase de provisórios, cargas imediatas, procedimentos de impressão, fratura da porcelana e desempenho clínico.
De modo geral, a tabela abaixo descreve o resumo geral dos conceitos abordados no decorrer do artigo, condensando assim as vantagens e desvantagens de cada sistema protético sobre implantes, a fim de facilitar o entendimento e compreensão do profissional.
Resumo das situações que preferem sistema aparafusado ou cimentado
Portanto, não é possível predizer se um tipo sistema de próteses sobre implantes é melhor que outro, porque ambos os tipos de restaurações, aparafusadas e cimentadas, apresentam certas vantagens e desvantagens. No entanto, é essencial avaliar cada situação clínica de maneira individual a fim de optar pelo tipo de restauração mais apropriado.
Prof. Dr. Alfredo Mikail Melo Mesquita
- Prof. Titular da Universidade Paulista – UNIP
- Coordenador da Especialização de Prótese Dentária – São Leopoldo Mandic – SP
- Prof. do Programa de Pós Graduação em Odontologia – Universidade Paulista – UNIP – Mestrado e Doutorado
Dra. Alessandra Sayuri Tuzita
- Especialista em Periodontia – Universidade Paulista – UNIP
- Especialista em Prótese Dentária – Universidade Paulista – UNIP
- Mestranda em Prótese Dentária – Universidade Paulista – UNIP