Implaguide em cirurgia guiada e provisório imediato prototipado em alvéolo pós-extração: relato de caso

Matéria da semana 06-05-24 - Tárcio Skiba

Implaguide em cirurgia guiada e provisório imediato prototipado em alvéolo pós-extração: relato de caso

Por Tárcio Hiroshi Ishimine Skiba, Bruno Costa Martins de Sá, Jalisson Mendes Vicente, Maria Beatriz Scott, Eduardo Martins, Simone Silva Santos e Carlos Geraldo Araújo

Resumo

A instalação do implante dentário deve seguir um correto planejamento, sendo sempre indicado fazer um planejamento reverso, buscando um correto posicionamento tridimensional da prótese, indo da escolha dos componentes protéticos até a instalação do implante e adequação dos tecidos peri-implantares. O presente artigo buscou realizar uma revisão de literatura e um relato de caso clínico sobre reabilitação oral com cirurgia guiada com e provisionalização imediata em PMMA. A utilização do planejamento digital permitiu a realização de uma reabilitação rápida, confortável e previsível de sucesso.

Introdução

A perda de dentes anteriores, seja por lesão cariosa ou traumas, tem estado presente em peso nas diversas faixa etárias e apesar das limitações para instalação de implantes imediatos nesses alvéolos em região anterior de maxila, a utilização de tal abordagem vem aumentando cada vez mais, bem como a previsibilidade de tal procedimento.8,9,11

O planejamento reverso, bem como a correta solicitação dos exames complementares e a interpretação correta desses exames vem se demonstrando um aliado importante para realizar implante imediato com carga imediata. Dentre os exames complementares temos a tomografia computadorizada Cone Beam, a qual proporciona uma visão tridimensional das estruturas ósseas, possibilitando visualizar a espessura óssea, grau de densidade óssea e relação com estruturas anatômicas nobres, favorecendo a escolha dos melhores sítios de instalação dos implantes.7,9

Com o correto planejamento digital através da tomográfica computadorizada e um escaneamento digital da região, a técnica da cirurgia guiada surge com um procedimento previsível (DAL PIVA et al., 2018). O guia cirúrgico propriamente dito é obtido a partir do planejamento virtual, onde já foi definido pelo implantodontista o número de implantes e onde eles serão instalados, transferindo o planejamento virtual para o real através da guia impressa.7,11

Existem alguns fatores que influenciam na seleção dos materiais provisórios, tais como: potencial estético, o tempo de tratamento, facilidade na remoção e durabilidade. Com o uso do planejamento digital, conseguimos buscar uma estética imediata provisória mais previsível e com materiais mais refinados como os provisórios em PMMA (Polimetilmetacrilato), no qual é possível personalizar o tamanho, cor, perfil de emergência do dente, otimizando o resultado para a futura prótese definitiva.5

O PMMA é um material biocompatível com os tecidos periapicais, radiotransparente e rígido, de modo que apresenta bons resultados estéticos, sendo planejado antes da cirurgia e podendo ser instalado do pós-operatório mediado ou imediato.3

Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre reabilitação oral com cirurgia guiada e um relato de caso clínico de cirurgia guiada com provisionalização imediata em PMMA e instalação da prótese coroa total de zircônia monolítica sobre implante.

Relato de caso

Paciente do gênero masculino, 37 anos, leucodermo, compareceu ao consultório odontológico (Porto Velho/RO – Brasil), queixando-se de ter quebrado o dente do lado esquerdo. No pré-tratamento foi realizada a anamnese do paciente e identificado que o dente 24 estava fraturado. Foram realizadas as fotos iniciais, solicitado exames por imagem de escaneamento digital e tomografia Cone Beam da região.

Durante os exames clínicos e laboratoriais não foram observadas contraindicações locais ou sistêmicas para realizar o procedimento. A avaliação tomográfica constatou volumes ósseos consideráveis para execução do planejamento com provisionalização imediata.

Para o planejamento reverso foi realizado escaneamento digital e obtido o modelo digital da boca do paciente, assim como também a tomografia Cone Beam da regão para a confecção do guia cirúrgico. Foi planejando também a necessidade de realizar enxerto ósseo do tipo heterogêneo com colágeno para o preenchimento do GAP da região, visando assim criar um bom perfil de emergência e reduzir a chance de perda volumétrica. Foi planejado também um provisório de PMMA a partir de software de planejamento e enceramento digital 3D (Exocad).

Visto todos os planejamentos realizados, buscou-se então dar ínicio ao procedimento cirúrgico. A exodontia foi realizada de forma minimamente invasiva, utilizado periótomos (Supremo) fazendo movimentos de lateralidade, buscando descolar as fibras periodontais do dente, visando assim conservar ao máximo os tecidos gengivais adjacentes após essa etapa, até sua avulsão.

Após a exodontia foi posicionado o guia cirúrgico impresso e iniciou-se o protocolo de fresagem do kit cirúrgico Implaguide da Implacil De Bortoli: fresa lança 2,0, seguida pela fresa 3,5×13, buscando subfresagem para maior estabilidade primária. O implante dentário instalado foi o Maestro de 4x13mm (Implacil De Bortoli). Foi realizado em seguida a instalação do pilar Ideale 4,5 x 4 x 2,5 mm e a coifa parafusada do pilar Ideale 4,5x4mm.

O GAP vestibular foi preenchido com enxerto ósseo heterógeno com matriz colágeno Extra Graft (Implacil De Bortoli), o qual foi colocado e compactado.

Em seguida foi realizado a captura do provisório em PMMA na coifa de titânio com resina fluida e após acréscimos, acabamento e polimento fora da boca, o provisório foi aparafusado e a cirurgia foi finalizada sem a necessidade de sutura.

Após o período de seis meses de acanhamento clínico foi realizado a confecção da coroa definitiva. Tendo como passo inicial a remoção da coroa provisória feita de PMMA, sobre o qual foi observado um excelente perfil de emergência, e realizado o escaneamento da região com o transfer digital do pilar Ideale de 4,5x4mm, e escaneamento do provisório, o laboratório confeccionou uma coroa definitiva de zircônia monolítica baseada no perfil de emergência do provisório escaneado e o conjunto foi levado a boca e aparafusado com parafuso Torx (Implacil De Bortoli).

Conclusão

A utilização do planejamento digital permitiu a realização de uma reabilitação rápida, confortável e previsível de sucesso.

REFERÊNCIAS

1- AHMAD N, Jafri Z, Khan ZH. Evaluation of nanomaterials to prevent oral Candidiasis in PMMA based denture wearing patients. A systematic analysis. J Oral Biol Craniofacial Res. 2020;10(2):189-193.

2- BORNSTEIN, M. M. et al. Consensus statements and recommended clinical procedures regarding contemporary surgical and radiographic techniques in implant dentistry. The International Journal of oral & Maxillofacial Implants, v. 28, n. 1, p. 1-6, 2014.

3- CARAKER S, SELVI F, ISLER C, OLGAC V, KESKIN C. Complication of polymethylmethacrylate bone cement in the mandible. Journal of Craniofacial Surgery. 2010;21(4):1196-1198.

4- DAL PIVA, A. M. O. et al. Estágio atual em cirurgia guiada em implantodontia. Prótese News, v. 5, n. 2, p. 196-202, 2018.

5- DANTAS RMX, MELO MNB, PIMENTEL ACL, AGUIAR JF. Reconstrução com implante de polimetilmetacrilato: relato de caso. Rev. Cir. Traumatol. Buco-Maxilo-Fac. 2014; 14:19-24.

6- GAD MM, FOUDA SM, AL-HARBI FA, NÄPÄNKANGAS R, RAUSTIA A. PMMA denture base material enhancement: a review of fiber, filler, and nanofiller addition. Int J Nanomedicine. 2017; 12:3801-3812.

7- MACEDO, T. A. M. et al.; Cirurgia de implantes guiada por computador: relato de caso clínico. J. Dent. Pub. H., Salvador, v. 8, n. 2, p. 1-9, 2018.

8- NUSS, K. C. B. et al. Grau de confiabilidade na reprodução do planejamento virtual para o posicionamento final de implantes por meio de cirurgia guiada: relato de caso. RFO, Passo Fundo, v. 21, n. 1, p. 102-108, 2016.

9- PEREDO-Paz, LUIS GUILLERMO; FRANCISCHONE, CARLOS EDUARDO; FERReira, EDÍLSON; SIDNEY, ROBERTO. Carga imediata em próteses unitárias pós-exodontia em área estética / Rev. dental press periodontia implantol; 2(1): 92-109, jan.-mar. 2008. ilusArtigo em português | LILACS, BBO – Odontologia.

10- SAUVESUK, L. et al. Cirurgia virtual guiada, uma potente aliada na reabilitação estética e funcional. Arch. Health Invest., v. 9, n. 4, p. 389-394, 2020.

11- Skiba THI, Vicente JM, Cruz MH, de Sá BCM, Nóia CF. Implante imediato e estética imediata em reabilitação de incisivo central superior fraturado – relato de caso. Full Dent. Sci. 2021; 12(47):8-15. DOI: 10.24077/2021;1247-CG815.

12- TALLARICO, M. et al. Computer-guided vs freehand placement of immediately loaded dental implants: 5-year postloading results of a randomised controlled trial. Eur. J. Oral Implantol., v. 11, n. 2, p. 203–213, 2018.